Explore o guia sobre o zika

O que é o zika?

O zika é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Quando a pessoa é infectada, pode apresentar os seguintes sintomas: febre baixa, irritação na pele e nos olhos e dores musculares. Por enquanto, não há vacina nem tratamentos específicos contra a doença. Por isso, é necessário se proteger contra a picada do mosquito e evitar que ele se reproduza. Para aprender mais sobre o vírus e seus sintomas, baixe o documento em PDF “O que é o zika?” ou visite o site de informações sobre o zika, da Organização Mundial da Saúde.

Como se previne o zika?

A prevenção do zika exige o esforço de todos para reduzir as populações de mosquitos e evitar suas picadas.

O mosquito Aedes se reproduz nas águas paradas, perto das casas, escolas ou dos locais de trabalho. As águas paradas podem se acumular em vasos de flores, brinquedos, pneus e lixo. É importante esvaziá-los com frequência, limpá-los ou eliminá-los sempre que for possível.

Com a eliminação e o controle de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, diminuem as chances de se espalhar o zika.

Ao mesmo tempo, para evitar as picadas é essencial usar repelentes recomendados pelas agências de saúde, calças e camisas de mangas compridas e cores claras (o que atrai menos mosquitos) e instalar telas mosquiteiras nas portas e janelas ou usar mosquiteiros.

Para aprender mais sobre como eliminar e controlar os mosquitos, baixe o documento PDF “Como se previne o zika?” ou visite o site de informações sobre o zika, da Organização Mundial da Saúde.

Dicas para evitar os criadouros do mosquito em casa

Há muitas maneiras de prevenir os criadouros de mosquitos em casa e ao redor; são ações simples, como cobrir os tanques de água, trocar a água dos vasos de plantas, preencher com areia os pratos dos vasos de plantas e colocar de cabeça para baixo qualquer recipiente de água ou objeto que possa conter água.

Sem os criadouros, não há mosquitos. Sem mosquitos, não existe o zika. Para aprender mais sobre como eliminar os criadouros de mosquitos, baixe o documento PDF "Dicas para evitar os criadouros do mosquito em casa" ou visite o site de informações sobre o Zika, da Organização Mundial da Saúde.

Como falar com as crianças sobre o Zika

Tantas notícias sobre a infecção do virus zika podem deixar as crianças confusas ou com medo. É importante que elas saibam que os adultos estão fazendo tudo o que é necessário para mantê-las saudáveis ​​e seguras. Para isso, expliquem às crianças que o zika é uma doença que se transmite pelos mosquitos que carregam o vírus.

Embora nem todos os mosquitos transmitam o virus zika, a melhor maneira de ter certeza é evitando as picadas. Mostre a elas como fazer isso, por exemplo: cobrindo a pele com roupas de mangas compridas e cores claras, dormindo em lugares protegidos com mosquiteiros e usando repelente de insetos apropriado.

Elmo e Raya: Não deixe o mosquito nascer

Raya e Elmo estão prontos para a missão do dia: evitar que o mosquito que transmite o zika vírus nasça. Eles ensinam o que devemos fazer para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.

Elmo e Raya: Evite Picadas

Elmo está com um mata-moscas tentando se proteger dos mosquitos; Raya ensina uma maneira mais eficaz de se proteger das picadas do mosquito causador do Zika, dengue e chigungunya.

Patrocinado por
MetLife Visita la página